Vande

Terno Fazenda Boa Sorte

O Terno da Fazenda Boa Sorte é um dos ternos mais atuantes e conhecidos do município de Caetité. Sua trajetória e formação foge um pouco do comum por tratar-se de um terno constituído predominantemente por mulheres, característica pouco observada no Reisado do Alto Sertão da Bahia que é representado em sua maior parte por homens.

Vande

A identidade reiseira de Vande aflorou desde muito cedo. Durante o período do ‘giro’de Reis, quando seu pai e irmãos mais velhos saíam para fazer sua trajetória com o Terno, sua ocupação era se reunir com as irmãs mais novas para criar instrumentos improvisados e tocar as cantigas de Reis que aprendia ao observar atentamente o Terno da família durante as apresentações que faziam na chegada do ‘giro’. À ela e às irmãs não era permitida a entrada na formação do grupo. Segundo ela conta, o pai cansava de dizer que fazer o percurso do ritual do Santo Reis não era tarefa destinada às mulheres. A tarefa era árdua, por vezes cansativa e por isso deveria ser cumprida pelos homens da família. Com o passar do tempo foi percebendo que não haveria como desprezar o que estava tão claro ali à sua frente. A vocação das filhas para seguir com o Terno de Reis da Fazenda Boa Sorte era evidente e era preciso continuar com a tradição. Ao se aproximar da idade, foi percebendo que os filhos não estavam assim tão empenhados como gostaria em seguir com o Terno ao longo de outras gerações e decidiu passar então o legado do grupo à filha mais velha, que já encontrava-se mais do que pronta para seguir com a tarefa que sempre sonhou em cumprir durante os 6 dias de janeiro.

Assim foi e é até hoje. No alto dos seus quase 70 anos de idade, Vande nem pensa em parar. Ano após ano realiza com grande empenho e desenvoltura o ‘giro’ de Reis pelos arredores de Pajeú do Vento, distrito pertencente à Caetité, no qual está localizada a comunidade onde vivem - Fazenda Boa Sorte. Além das suas irmãs, a formação do grupo conta também com a presença de dois dos seus filhos que naturalmente foram chegando, contaminados pelo entusiasmo da mãe.

O terno das mulheres da Fazenda Boa Sorte participa todos os anos dos Festivais de Reisados da região e já ganhou muitos prêmios devido à riqueza de suas apresentações e musicalidade vibrante. A música e o carisma de Vande também já despertaram o interesse de pesquisadores e músicos, o que já rendeu algumas participações especiais em gravações de grupos como o Sertanília, que desenvolve um trabalho de resgate da música tradicional do Sertão.

Vande